domingo, 16 de novembro de 2008

Olá a todos!

Criei este blog com a missão de não somente orientar e ajudar os familiares e parentes de pessoas dependentes de alguma droga - seja esta lícita ou não - mas também permitir que tenham uma visão crítica sobre a doença, o processo de adoecimento, seus desfechos, pesquisas na área, entre outros.

Assim,
para iniciar nossas discussões, esclareço que a dependência química é uma doença, uma resultante de vários processos que culminam no uso de substâncias chamadas psicotrópicas, ou seja, que atuam no sistema nervoso central mudando a percepção da realidade e o comportamento de quem usa. Em um determinado momento o usuário destas substâncias se torna dependente e dificilmente consegue perceber esta nova situação ou não consegue cessar o uso sem ajuda (vale lembrar que existe uma parcela destes dependentes que consegue ter ciência de sua situação e consequentemente parar o uso de drogas).


O dependente químico aos poucos adota um padrão de comportamento que permite a busca e o uso frequente da sua droga (ou drogas) de escolha: ele abandona progressivamente o trabalho, a escola, o convívio social, os compromissos e as atividades quotidianas que antes lhe proporcionavam prazer. A mentira e a manipulação começam a fazer parte de sua rotina diária, as perdas financeiras começam a ficar evidentes, o círculo de amizades muda, o comportamento muda. Mesmo assim este processo de adoecimento pode ficar 'camuflado' por anos, até que os familiares percebam.

A família, a partir do momento que fica 'ciente' da real situação do dependente químico, pode adotar condutas - geralmente com as melhores intenções possíveis - que muitas vezes se mostram inadequadas e que acabam contribuindo para a piora da doença. Diante da inabilidade de lidar com o problema, a família também 'adoece' e então surge a figura do 'co-dependente', aquele indivíduo que adota atitudes que visam diminuir o sofrimento do dependente químico, mas que geralmente tendem a piorar o seu padrão de uso e suas recaídas...

2 comentários:

  1. Fala Dr. Johnson, bacana essa iniciativa de criar esse blog. Dia 29/11 tô chegando na casa do Gláucio com um pretenso sócio para pegarmos umas dicas com você. Grande abraço, Alessandro.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandro, desde já o convido a participar aqui das discussões. Nos encontramos lá! Dr. Johnson

    ResponderExcluir